Antes de mais nada, é importante entender qual é o conceito de assinatura eletrônica, quais as suas diferenças quando comparada à assinatura digital e quais são as vantagens dessa tecnologia. Vamos lá?
Primeiramente, é interessante contextualizar sobre a era digital. Todos nós sabemos que a digitalização é um caminho sem volta, e vemos esse movimento se concretizar a cada dia que passa. Afinal, tudo o que fazemos é através de um dispositivo conectado à internet, seja ele um smartphone ou um computador. O mundo é digital!
Com isso, o grande ponto de virada aqui é conseguir transformar algo que era feito de maneira manual para o digital. E esse tipo de transformação é realizada de maneira gradativa.
A assinatura eletrônica é uma das soluções digitais mais eficientes nesse sentido.
Em primeiro lugar, o conceito de assinatura eletrônica é bem simples: pode-se dizer que é qualquer forma de autenticação que utilize meios eletrônicos para tornar-se válida. Ou seja, para assinar eletronicamente, o assinante precisa apenas de um dispositivo para abrir, ler e assinar o documento em questão.
Existem diversos protocolos que tornam uma assinatura eletrônica válida. Usualmente, são dados registrados pelo dispositivo e pela plataforma de assinatura de contratos, como:
A principal diferença entre esses dois tipos de assinatura está, principalmente, na obrigatoriedade do uso do certificado digital.
Enquanto a assinatura eletrônica a autenticidade da assinatura é feita através de dados e informações dos participantes (como e-mail, CPF, IP do dispositivo), a digital utiliza o certificado com meio de validação.
Ainda, é importante enfatizar que a assinatura eletrônica e a assinatura digital são diferentes de uma assinatura digitalizada!
Muitas vezes, para "assinar" um documento digitalmente, as pessoas salvam uma imagem da assinatura (ou rubrica) e inserem essa imagem no documento, em um programa de edição como o Word, por exemplo. Ou, ainda, imprimem o documento, assinam-o com uma caneta, escaneiam e enviam-o para os outros participantes assinarem.
Ambos estes formatos não se caracterizam como assinatura eletrônica, pois não passam de uma "imagem" da assinatura, não possuindo validade jurídica. Além disso, esse tipo de trâmite pode causar problemas, pois possui grandes chances de fraudes.
A assinatura digitalizada pode parecer prática, mas investir em uma assinatura eletrônica ou digital com validade jurídica é a forma mais segura para assinar contratos online!
Agora que você já sabe tudo sobre assinatura eletrônica, que tal aprender a fazer na prática? É muito simples e, ao utilizar a Assinatura Grátis, você tem acesso a essa ferramenta de forma gratuita e limitada!
Ao usar a Assinatura Grátis, você vai precisar seguir apenas três passos: